A comunidade paroquial, Santo Antônio em Teixeiras/MG, celebrou ontem (31), às 15:00 horas, a Missa de Investidura dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, no Centro Comunitário - Senhor do Bom Jesus.
Os ministros que estavam em exercício deixam um legado de amor à Jesus Cristo e ao próximo, como recordou a liturgia da palavra, por meio do evangelho, que cita dois mandamentos da Lei de Deus:
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes." (Mc 12, 30-31)
Esse amor incondicional deve ser colocado em prática por aqueles que seguem Jesus Cristo, como reafirmou padre Francisco, durante a homilia e na mensagem final da animadora, Ana Maria Lana (Dimensão Litúrgica), que mencionou também "características que cada pessoa tem, mas que isso não seja impedimento para servir ao próximo".
O que faz um MECE? Apenas servem durante a celebração Eucarística?
“O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções." (Vatican News,2020)
Referências Bibliográficas:
- Igreja em Oração - Nossa Missa no dia a dia. Brasília: Edições CNBB, ano 7, n. 82, , p. 126, out. 2021.
- Site VATICAN NEWS. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-10/ministros-extraordinarios-da-sagrada-comunhao-pe-gerson-schmidt.html>. Acesso em 31 out. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário