Santo Agostinho nos ensina sobre as três bondades do matrimônio
O valor do matrimônio
A palavra sexo deveria nos fazer pensar imediatamente no leito matrimonial. Mas, infelizmente, não é assim. Logo, se quisermos compreender a sexualidade como foi criada por Deus, devemos passar por uma verdadeira metanoia, uma conversão, uma mudança de mentalidade. Santo Agostinho, neste processo de transformação do coração, vem em nosso auxílio com seu ensinamento e o seu exemplo. Longe do puritanismo dos hereges, o Doutor de Hipona aceita plena e humildemente o Criador e compreende que é seu dever de cristão considerar suas obras boas. É com esse olhar humilde que ele contempla a realidade do matrimônio e descobre um tríplice valor. Trata-se das três bondades (tria bona) do matrimônio.
Fé, Prole e Sacramento
Esta bondade é dividida em três partes: a fé, a prole, o sacramento. Na (parte da) fé toma cuidado para que, fora do vínculo do casal, não tenham relações com outra ou com outro. Na prole, para que os filhos sejam recebidos com amor, nutridos com bondade e educados religiosamente. No sacramento para que o enlace não se desfaça e o se unam a outra pessoa, nem por causa da prole. Essa é como que a regra do matrimônio, pela qual a fecundidade da natureza é ornada, ou a perversidade de incontinência é norteada.
ORAÇÃO DO DIA
"Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai+ do Filho e do Espírito Santo. Amém!
SALMO
" Senhor, vós me sondais e me conheceis"
Liturgia Diária:
Primeira Leitura: (1 Ts e, 9-13)
Salmo: (Sl 138)
Evangelho: (MT, 23, 27-32)
Referência Bibliográfica: DEUS CONOSCO. Ano 18 – nº 211 - Ano Litúrgico C, agosto, 2019, p. 117-118
Nenhum comentário:
Postar um comentário