A pastoral contou com a participação de agentes que atuam na igreja católica e cada um fez sua contribuição através de relatos pessoais e de orientações bíblicas e documentos da igreja católica.
Inicialmente o casal Antônio e Conceição, ex- coordenadores da Pastoral Familiar de Pedra do Anta/MG, "enfatizou sobre a educação dos filhos pautada nos ensinamentos de Jesus Cristo, no sentido que eles devem ser criados no caminho de Deus, que muitas vezes com a correria do dia a dia não observamos o desenvolvimento deles, deve-se ter a sensibilidade de perceber que eles estão passando por problemas e dificuldades na escola, por exemplo, situação que pode ser revolvida através de uma conversa."

Ele encerrou sua fala mencionando uma mensagem:

Ele encerrou sua fala mencionando uma mensagem:
"Quer fazer promover a paz mundial?
Vá para casa e ame sua família"
Madre Tereza de Caucutá
Antônio e Conceição atualmente estão em missão em Barão de Cocais.
Durante o encontro parte dos agentes da Pastoral Familiar realizou atividades direcionadas para as crianças, filhos de alguns casais que participavam do encontro. Eles identificaram que existia dificuldades em ter um número maior de participantes, pelo fato das crianças não terem onde ficar.
A vida conjugal deve ser guiada na sabedoria de Deus, e ao longo da sua fala citou alguns exemplos de casais assistidos por ele que passaram por situações difíceis, mas que sabiam perfeitamente do projeto de Deus para vida deles. Que um deve ser apoio ao outro, se a família é um presente de Deus, qual o objetivo do presente? Ele perguntou aos presentes no encontro.O presente quando damos a alguém é para deixá-la feliz.

Elaine orientou sobre a oração em família, o quanto ela é importante para fortalecer a vida cotidiana, porque fases ruins podem existir. "Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha." (Mt 7, 24a)
O casal é sinal de Deus na vida das pessoas,que deve ser testemunhas do amor de Deus, que só será possível através da espiritualidade, quanto mais perto de Deus, mais ele agirá e falaremos em nome dele, e "cuidado com o contra testemunho"
"OUVIR, SEGUIR, VIVER E COLOCAR EM PRÁTICA"
Cân. 1055 – §1. O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem o consórcio de toda a vida, por sua índole natural ordenado ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, entre batizados foi por Cristo elevado à dignidade de sacramento.
AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR:
Para encerrar o encontro Márcia Guimarães e Ademar foram acolhidos para a última palestra, eles atuam na Paróquia São Silvestre - Viçosa/MG. Márcia atua a mais de 20 anos na liturgia da igreja, hoje ela é Coordenadora Regional de liturgia (Mariana Leste), e realizou a palestra do Tema: "Diálogo com os filhos." e enfatizou o quanto é importante na vida familiar o diálogo.
O Coordenador da Pastoral Familiar de Teixeiras/MG, Juninho, mencionou o quanto foi importante a presença de todos os palestrantes e que a fala mais marcante de Márcia foi "Devemos criar os filhos para Deus, e não como muitos falam, crio meu filho para o mundo."
Os casais foram acolhidos na igreja Matriz de Teixeiras/MG para Missa das 19h, e juntos com a comunidade celebraram o 1º Domingo do advento, que de acordo com a liturgia é um "tempo muito rico, alegre e ao mesmo tempo, melancólico [...] O advento compõe-se de quatro domingos. Os sacerdotes usam paramentos roxos para assinalar que estamos em um tempo de penitência - não de tristeza, mas de alegre espera do Salvador."
O celebrante foi Padre Francisco Maria de Castro Moreira, que estava usando a casula de cor Lilás, um tom roxo claro, e ele mesmo mencionou "que a escolha foi justamente simbolizar que o tempo é de espera e de alegria" . Ele agradeceu a presença de todos e principalmente dos casais participantes do II Encontro de Casais promovido pela pastoral familiar.



Referências bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário