A proposta para o mês de novembro do roteiro de reflexão foi sobre o "Dizimo", e as reflexões que nortearam o livreto estão baseadas na "experiencia de gratidão e de partilha", sendo um gesto de amor e retribuição por todo o amor recebido de Deus.
Durante o encontro do dia 29, que aconteceu na Igreja Matriz Santo Antonio, os presentes tiveram a oportunidade de expor suas ideias e partilhar de suas experiencias. Algumas colocações importantes foram ressaltadas pelo dirigente do plenário, Pe. Francisco Maria de Castro Moreira, dizendo que "sem fé não tem porque o compromisso do dizimo e que não se pode esquecer de tratar o irmão com respeito e carinho, pois quando se maltrata alguém, está se esquecendo dos valores humanos."
Padre Francisco abriu espaço para que todos pudessem responder a pergunta "Como o dizimo de sua paroquia contribui para a dimensão missionária e a dimensão caritativa da Igreja?". O grupo foi informado sobre a porcentagem reservada para Arquidiocese de Mariana (15%) e para Forania Mariana Leste (5%), valor destinado a manutenção das obras e do apoio aos mais necessitados. Muitas vezes o valor arrecadado com a oferta do dízimo não é suficiente, e por isso se recorre as campanhas para aquisição de algo necessário ou para ajuda ao próximo.
Além do Conselho Pastoral Paroquial - CPP, a paróquia conta também com o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial, para apoio na administração dos recursos existentes.
Fabrício Rodrigues, da Comunidade Alencar, sugeriu que quando houvesse o fechamento do mês a prestação de contas fosse levada a cada comunidade, através uma cópia do relatório de despesas e receita do mês, dessa forma será possível conscientizar a população de como está sendo empregado o dízimo e o valor que está sendo arrecadado em cada mês.
Sra. Maria Araújo Costa, participante do Grupo Ministério de louvor e adoração ao Santíssimo, mencionou sobre a transparência que está presenciando, que é de fundamental importância para o crescimento e fortalecimento das nossas paroquias.
Ao final, as orientações sobre a novena de Natal 2019 foram dadas, inciando com Missa de envio no dia 08 de dezembro, podendo até o dia 13 dar início a novena que será finalizada no dia 21, com toda a comunidade. O local previsto para realização do nono dia de novena é o Centro Comunitário - Bom Jesus.
Além da confraternização com partilha do lache, pode-se pensar em realizar uma encenação do Nascimento do Menino Jesus, terminando com Missa.
Além da confraternização com partilha do lache, pode-se pensar em realizar uma encenação do Nascimento do Menino Jesus, terminando com Missa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário