Em 20 de janeiro a Igreja Católica homenageia o mártir São Sebastião, cujo nome de origem grega, significa "divino, venerável", que sempre demonstrou coragem e fidelidade ao Cristianismo. Em Minas Gerais, algumas cidades da Forania de Viçosa, na Zona da Mata Mineira, tem o Santo como padroeiro, os municípios próximos de Ponte Nova, Pedra do Anta, Coimbra e Ervália (Arquidiocese Mariana).
Em Teixeiras-MG, a Comunidade São Sebastião, localizada no bairro do Alencar, celebrou o dia com a realização de procissão, que teve como ponto de concentração, a sede da Irmã Madre Paulina (AMPAC), uma casa de apoio aos cancerosos, ao lado da APAE. Os fiéis seguiram até a Capela em procissão rezando pela comunidade e cantando "São Sebastião, ele está de braços abertos, pedindo aos pecadores que se cheguem mais pra perto..." , e juntos celebraram a Missa que foi presidida pelo Pe. Francisco Maria de Castro Moreira (Administrador Paroquial - Paróquia Santo Antônio em Teixeiras-MG).
A leitura do Evangelho (Marcos 2, 18-22), nos diz que temos que nos purificarmos dos critérios humanos, que muitas vezes, tomam conta de nossas vidas e dos nossos corações. É preciso ouvir e acatar a voz de Deus para assim, sair daquilo que é aparentemente bom, e confiarmos o nosso coração ao nosso senhor, pois nossos olhos se deixam enganar.
Julizete Aparecida da Silva, jovem atuante na igreja católica, ela participa da AMPAC e Coordena a Dimensão Litúrgica da Paróquia Santo Antônio em Teixeiras-MG), fez um breve relato sobre a Festa em honra ao Mártir São Sebastião.
"É muito bonito de ver a força e a coragem de São Sebastião.
Mesmo diante das perseguições e ataques, ele continuou firme na fé, acreditando
sempre na Palavra que evangeliza.
Hoje vemos essa mesma beleza no povo de Deus. A Comunidade
São Sebastião (Alencar) não mediu esforços para bem celebrar a Festa de seu
Padroeiro. Que a fé e simplicidade que a comunidade carrega sempre nos sirvam
de exemplo e nos motive a seguir em frente, defendendo e testemunhando a
Palavra de Deus." (Julizete Aparecida da Silva)
Foto - Julizete Fialho
Equipe de Música - Luciano Anastácio, Genésio e Luciano.
Pe. Francisco Moreira (Pároco Paróquia São Sebastião - Pedra do Anta e Administrador Paroquial Paróquia Santo Antônio em Teixeiras), André Ladeira (Seminarista) e Sr. Helio (Comissão organizadora)
Confraternização após a Missa
Wellington (AMPAC e Dimensão Litúrgica), Fabrício Aparecido de Lima Rodrigues (Morador do bairro Alencar), Juliete Fialho (Pastoral Familiar) e Julizete Aparecida (AMPAC e Dimensão Litúrgica).
Pastoral da Comunicação
Paróquia Santo Antonio em Teixeiras-MG.