O Sínodo é uma assembleia periódica de bispos de todo o mundo, presidida pelo papa, que se reúne para tratar de assuntos ou problemas concernentes à Igreja católica. Esse Sínodo, que ocorre nesse mês de outubro foi convocado no 15 de outubro de 2017. E a igreja nesse momento está a a falar de uma região muito vasta, como a amazônica, que registra mais de 7 milhões e meio de quilômetros quadrados, com cerca de 3 milhões de indígenas, 390 povos e nacionalidades que têm de ser escutadas, pois uma Igreja que se coloca à escuta, consegue melhor responder a estes caminhos de evangelização.
Na sexta feira, dia 4 de outubro, em cerimônia realizada nos Jardins do Vaticano, o Papa abriu "simbolicamente" o Sínodo reunindo representantes dos povos originários da Amazônia. Nesse evento, o Papa Francisco consagrou o Sínodo para a Amazônia ao Santo Francisco de Assis.
Domingo (6) ocorreu a celebração oficial de abertura do evento religioso, no Vaticano, com a entrada de 185 padres sinodais, sendo 58 do Brasil, além da presença de representantes de comunidades indígenas.
As atividades da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que se realiza no Vaticano até dia 27 deste mês com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, não se restringem aos debates e palestras na Sala Sinodal. Junto a programação elaborada pelas Conferências Episcopais dos países que compõe a região Pan-Amazônica, Ordens e Congregações religiosas e organizações ligadas à Igreja. Paralelamente será realizada uma extensa programação, com cerca de 100 eventos concomitantes ocorrendo, em diversas línguas, que inclui celebrações, reuniões online, painéis de especialistas, Mostras Fotográficas, apresentação de documentários e mesas-redondas.
Os diferentes eventos, com datas e locais, podem ser conferidos no link: https://is.gd/pWixel
Fonte: Vatican News
Nenhum comentário:
Postar um comentário