Na manhã do dia (20) de junho, as igrejas católicas celebraram "Corpus Christi". Um dos dias de guarda instituídos pela igreja, sendo o único dia que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Centenas de fiéis participaram deste momento de fé e adoração no Centro Comunitário da Paróquia Santo Antônio.
A missa foi presidida pelo Pe. Paulo Nobre (Capelão da Universidade Federal de Viçosa), que mencionou durante sua homilia os (4) dias de guarda que temos durante o ano, além dos domingos.
O celebrante fez menção aos dias guarda e
dias santos, orientando da seguinte maneira: "08/12 - Dia da Imaculada Conceição,
25/12 - Celebra o nascimento do Menino
Jesus, 01/01 - Solenidade de Maria Mãe de Deus e
Dia de Corpus Christi celebrada 60 dias após a Páscoa, sempre na quinta-feira após."
Continuando sua homilia, ele se referiu aos grupos e movimentos existentes na igreja. "Cada um com seu carisma particular e dedicação ao Santíssimo Sacramento, mas que buscam o mesmo objetivo. Outros que participam das missas, mas não trabalham efetivamente dentro da igreja ou grupos, que possuem sua fé e praticam nos lugares que estão inseridos, em casa, trabalho, sociedade, levando a paz aqueles que precisam.
A Eucaristia é uma celebração da comunidade de fé, todos são filhos de Deus, somos iguais. Ele constrói em nós a comunhão, cada um reconhecendo sua condição. Nossas diferenças e o nosso sim a Deus é o que nos une.
Acreditamos nas palavras de Jesus Cristo, no evangelho, nas orações que fazemos, como se fosse um cimento que nos une. É mais que um rito, a celebração Eucarística é um MILAGRE DE AMOR, sendo uma oferta que Deus nos faz. A nossa devolução a essa oferta se faz através do dízimo, serviço e reza.
Deus oferece o Dom da Fé, sendo que ele se doa primeiro, ou seja, nos dando algo maior através do "pão e o vinho" que se torna Jesus Cristo o nosso alimento.
O celebrante deixou também uma mensagem de exortação: que em casa se reza, mas não devemos nos afastar da missa. Na televisão é possível assistirmos pregações bonitas e assim deixar de vir até a igreja, alegando que a igreja está cheia, preferindo ouvir aquele que não é o nosso pastor."
Após a missa, o Santíssimo Sacramento saiu em procissão até a igreja Matriz, contando também com a participação dos Seminaristas Marcelo Ribas e André Ladeira Gomes, Ministros da Eucaristia e Leitores do dia. E durante o trajeto até a igreja aconteceram três bênçãos em frente as residências que possuem pessoas enfermas.
"Graças e louvores se dê a todo momento, ao Santíssimo e digníssimo Sacramento."
Colaboração: PASCOM Teixeiras/MG, João Vitor, Letícia Maria, Tatiana Cupertino e André Ladeira Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário